Equipe
O Programa Educação Gaia Viçosa é uma iniciativa do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa, e do Instituto Socioambiental de Viçosa, em parceria com Gaia Education, Sauípe - Saúde Ambiental e Permacultura, OCA - Organização Cooperativa de Agroecologia da Zona da Mata, e Sítio Lotus Permacultura.
Apoio:
- ITCP-UFV - Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFV;
- Programa Teia de Extensão Universitária - UFV;
- Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFV;
- Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFV;
- Pró-Reitoria de Ensino da UFV;
- Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata-MG;
- Rede Global de Ecovilas.
Educadores Convidados
May East (a confirmar)
Educadora e designer em sustentabilidade, trabalhando internacionalmente com agências intergovernamentais, organizações, empresas e as Nações Unidas na criação de políticas de desenvolvimento sustentável e no desenvolvimento e aplicação de programas de liderança e sustentabilidade. Reconhecida internacionalmente como Top 100 Líder Global em Sustentabilidade, liderando um consórcio de educadores para a sustentabilidade e aplicando treinamentos em 39 países, nos mais diversos estágios de desenvolvimento, abrangendo contextos tanto rurais quanto urbanos. Chefe Executiva do CIFAL Escócia (órgão de Treinamento da UNESCO); Special Fellow da UNITAR; Coordenadora Global do Gaia Education; e Transition Trainer. Possui diversos treinamentos em sustentabilidade e experiência com consultoria, e uma habilidade comprovada no desenvolvimento de times de sucesso, atingindo resultados e metas educacionais significativas de cooperação e crescimento interorganizacional ano após ano. Facilitadora de grupos internacionais, mesas-redondas, e atividades de construção de capacidade para fortalecimento de resiliência comunitária. Designer de processos sistêmicos que melhoram a capacidade de organizações para aprender e se adaptar a circunstâncias de mudanças.
John Croft
Geógrafo, educador e ativista australiano, trabalhou no campo da Educação Popular e Desenvolvimento Comunitário na Austrália, Indonésia, Papua Nova Guiné, África, Europa, e Estados Unidos. Fundador da Gaia Foundation of Western Australia (Fundação Gaia da Austrália Ocidental), organização dedicada a questões socioambientais. Principal criador da metodologia do Dragon Dreaming - Planejamento Estratégico Participativo Consensual de Projetos Comunitários para a Sustentabilidade. Agente de mudança e mentor para gestão de projetos e desenvolvimento organizacional. Trabalhou em escolas, universidades, e outras instituições de educação dando aulas e seminários sobre desenvolvimento de organizações, ecologia profunda, mudanças climáticas e pico do petróleo, entre outros temas. Trabalhou como consultor para o governo Australiano e várias organizações não-governamentais em Construção de Comunidades e Ecologia. Atualmente trabalha dando cursos, seminários e consultorias no método Dragon Dreaming em diversos países. Desde 2011 trabalha periodicamente no Brasil.
Edite Faganello Querer
Pedagoga, facilitadora e eco educadora, principalmente nos temas de sustentabilidade, pedagogia da cooperação e cultura de paz. Especialista em Jogos Cooperativos. Membro do Centro de Economia Solidária do Paraná, e do Fórum Paranaense de Economia Solidária. Fundadora do Instituto Nhandecy, em Curitiba. Treinada em Direitos Humanos e Resolução de Conflitos. Tem prática por mais de 15 anos em facilitação, processos participativos, cultura da cooperação e jogos cooperativos, tendo atuado em diversas regiões do país. Membro da comunidade da Arte de Anfitriar Conversas Significativas no Brasil. Mediadora de Conferências Regionais nas áreas de Educação e Meio-Ambiente. Membro do grupo coordenador de Programas da Educação Gaia no Paraná e São Paulo. Tem um encantamento especial pelas histórias das pessoas e pela Terra que se manifesta em cada ser.
Taisa Mattos
Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, pelo Programa EICOS-UFRJ, pesquisando Ecovilas como modelos de vida sustentável. Desde 2004, é parte do movimento das ecovilas. Co-fundadora da Ecovila Terra Una e da Rede de Trocas Flor e Ser, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, que criou a moeda local “Flor”. Parte do time de coordenação do Programa Gaia no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, em Liberdade-MG, em Brasilândia-SP, em Buenos Aires-Argentina, e nos Açores-Portugal. Parte do Movimento das Cidades em Transição, responsável por levar o Treinamento para a Transição para o Rio de Janeiro. Trabalha atualmente como educadora, dando cursos, aulas, e oficinas em vários tópicos relacionados à sustentabilidade.
Felipe Bannitz
Graduado em Economia na FEA-USP, com especialização em Economia Solidária e Tecnologias Sociais pela UNICAMP, e em Empreendedorismo pelo Babson College (Boston, EUA). Fellow da Ashoka Empreendedores Sociais. Desenvolve ações e pesquisas em Empreendedorismo Solidário, Microfinanciamento, iniciativas de compras comuns e desenvolvimento local, que resultaram na criação e implementação de um Banco Comunitário para Desenvolvimento Local. Trabalhou por 3 anos na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP (ITCP-USP) e coordenou a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (ITCP-FGV), de 2005 a 2014. Atuou como educador no Programa Gaia de Brasilândia e na Amazônia. É atualmente o coordenador do Instituto de SocioEconomia Solidária (ISES) e Diretor da SuperNova Aceleradora de Negócios Inclusivos e Desenvolvimento Local.
Skye
Experiente permacultor australiano, com Mestrado em Planejamento Integrado de Ecossistemas, pela Gaia University International, EUA, 2008; Diploma em Permacultura, pelo Instituto Australiano de Permacultura, 1994; Certificado de Treinamento de Professores pelo Instituto Australiano de Permacultura, Australia, 1988; Certificado de Planejamento em Permacultura pelo Instituto Australiano de Permacultura, 1983; B.Sc. (com Honras), em Física Nuclear, Melbourne University, Austrália, 1974. Residiu na Ecovila Permacultural Crystal Waters, na Austrália, de 1986 a 2000, e é co-fundador da Earthcare Enterprises, especializada na organização e oferecimento de cursos de Certificado em Design de Permacultura. Durante este período foi co-autor do livro Manual for Teaching Permaculture Creatively (Manual para o Ensino Criativo de Permacultura), de 1994. De 1994 a 2000 ofereceu mais de 30 cursos na Austrália, México, Japão, Kênia, África do Sul, Cuba, Inglaterra, Alemanha e Argentina. Também deu cursos avançados e facilitou oficinas para a Associação de Professores de Permacultura nos Estados Unidos. É co-fundador e parceiro do Geelong Permaculture Design Collective, e foi Diretor de Educação no Instituto de Permacultura do México, de 1996 a 2000. Skye vive no Brasil há 10 anos, e fundou o Instituto de Permacultura do Cerrado/Pantanal. Desde então tem dado cursos de Permacultura nos principais Institutos de Permacultura do Brasil, e participado em diversos programas de extensão universitários. Atualmente é consultor em Educação Ambiental para a Secretaria de Educação do Estado do Ceará.
José Pacheco
Educador português reconhecido internacionalmente, foi pioneiro no desenvolvimento de novas abordagens para a Educação Básica, em especial na Escola da Ponte, Portugal. Escritor e autor de diversos artigos e livros publicados em diferentes línguas. Criou a abordagem da Educação Democrática, uma teoria de aprendizagem e governança em que estudantes e equipe escolar participam livremente, com iguais direitos, na gestão de escolas.
Aiton Krenak (a confirmar)
Líder indígena, ambientalista e escritor. Faz parte da etnia Krenak. Fundador na ONG Núcleo de Cultura Indígena, em 1985. Ailton foi eleito Deputado Federal em 1986. Em 1988, participou da fundação da União dos Povos Indígenas do Brasil, que representa os interesses dos indígenas em nível nacional. Em 1989, participou da Aliança dos Povos da Floresta, que trabalhou pelo estabelecimento de reservas naturais na região da Amazônia, para possibilitar a extração sustentável de recursos naturais por povos tradicionais. Desde 1998 vive em Belo Horizonte, Minas Gerais, e é dedicado integralmente ao Núcleo de Cultura Indígena e à promoção de eventos que fortalecem os povos indígenas no Brasil, como o Festival de Dança e Cultura Indígena. Ocupou o papel de Assessor Especial para Questões Indígenas do Governo do Estado de Minas Gerais.
Educadores Locais
Ana Carolina Beer Simas
Educadora na área de Comunicação e Educação para a Sustentabilidade. Professora da Universidade Federal de Viçosa desde 2001, atualmente atuando no curso de Licenciatura em Educação do Campo, no Departamento de Educação. Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ, com uma pesquisa-ação sobre comunicação colaborativa e sustentabilidade comunitária na Floresta Nacional do Purus, Amazônia. Coordenou o Programa AmaGaia - Educação Gaia na Amazônia, em 2013. Participou como educadora na Educação Gaia no Rio de Janeiro (2012), Belo Horizonte (2012), Amazônia (2013), e Nazaré Paulista (2015). Treinadora de Dragon Dreaming, formada por John Croft. Foi parte do grupo iniciador do movimento Cidades em Transição, em Viçosa, em 2011. Treinada em diferentes processos de facilitação, comunicação colaborativa e educação para a sustentabilidade, entre eles Conselho, Arte de Anfitriar Conversas Significativas, Facilitação Ecológica (Schumacher College), Programa Germinar (Instituto Ecosocial), Ecologia Profunda (Exercício da Reconexão, de Joanna Macy), entre outros. Membro do Conselho Administrativo do Instituto Socioambiental de Viçosa.
Bianca Lima
Professora da Universidade Federal de Viçosa, nas áreas de Economia Solidária, Empreendedorismo Social, Desenvolvimento Local, Políticas Públicas e Sociologia do Trabalho. Graduada em Jornalismo, com Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais, tendo desenvolvido parte do seu doutorado no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), em Paris, França. Coordena o Programa de Extensão da Incubatora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da UFV. Foi Assessora de Empreendimentos Econômicos Solidários dos segmentos de reciclagem e confecção na Agência de Desenvolvimento Solidário de Minas Gerais – ADS/CUT; Coordenadora do projeto “Empoderamento de Mulheres através da Economia Popular Solidária” na organização não-governamental “O Movimento do Graal no Brasil”, em 2005 e 2006; Diretora de Promoção do Associativismo na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, coordenando a Política Estadual de Fomento à Economia Popular Solidária, entre 2007 e 2010; Secretária Executiva do Conselho Estadual de Economia Popular Solidária de Minas Gerais, em 2008 e 2009; Monitora do Curso de Gestão Pública e Economia Solidária realizado pela Fundação de Apoio Científico e Tecnológico doTocantins – FAPTO, em convênio com a Secretaria Nacional de Economia Solidária, em 2010 e 2011; 2011 – 2011 - Chefe de Departamento da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, em 2011.
Daniel Mujalli
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente trabalha no desenvolvimento e disseminação de tecnologias sociais no campo da permacultura, agroecologia, educação popular e economia solidária. Participa de projetos de ensino, pesquisa e extensão para o planejamento de propriedades rurais sustentáveis. Promove cursos e compartilha experiências sobre produção e processamento de produtos agroecológicos, bioconstrução, tratamento de resíduos em áreas rurais, design e planejamento ambiental. É também produtor rural, membro da rede Raízes da Mata de distribuição de produtos agroecológico, da Cooperativa Agroecológica OCA, e da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da UFV. Tem experiência nos campos da Agroecologia, Permacultura, Extensão Rural, Movimentos Sociais, Radiestesia, e Geobiologia, Educação Ambiental, Etnobotânica, Apicultura, Arte-Educação e Redes Solidárias. Em 2012, participou como educador na Educação Gaia em Curitiba, Paraná.
Emiliana Diniz Marques
Mestre em Educação, especialista em Educação Inclusiva com ênfase em relações de gênero e sexualidade, é graduada em Psicologia, Artes Cênicas e Educação Artística. Em seu trabalho, integra as áreas de Psicologia Social e Educação Popular em ações junto a instituições sociais e comunidades variadas. Com ampla experiência no desenvolvimento e multiplicação do Método do Teatro do Oprimido, ao longo de quinze anos de experiência profisional já atuou em instituições municipais e estaduais de ensino, em instituições prisionais, organizações não-governamentais, associações de bairros, comunidades pesqueiras, entre outras. Atualmente é professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa.
Felipe Simas
Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas, pela Universidade Federal de Viçosa. Professor do Departamento de Educação da UFV, parte do grupo de educadores da Licenciatura em Educação do Campo. Também desenvolve projetos na área de Educação para a Sustentabilidade. Graduado em Agronomia. De 2002 a 2014 atuou em projetos de pesquisa que investigaram mudanças climáticas e seus impactos nos ecossistemas terrestres da Antártica. Consultor ambiental, coordenou e participou de diversos levantamentos de solo, avaliações de impacto ambiental, planejamentos de uso da terra, Planos Diretores municipais, e Planos de Manejo de áreas de proteção ambiental. Treinador de Dragon Dreaming, formdo por John Croft. Participou como educador na Educação Gaia no Rio de Janeiro (2012 and 2013), Belo Horizonte (2012), Amazônia (2013) e Nazaré Paulista (2015). Coordenou o AmaGaia – Educação Gaia na Amazônia, e foi parte do grupo iniciador do movimento Viçosa em Tansição. Diretor Executivo do Instituto Socioambiental de Viçosa desde 2007.
Fernanda Andrade
Engenheira Agrônoma. Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado na área de homeopatia aplicada às plantas, solos e águas. Membro do Grupo Entre Folhas-Plantas Medicinais desde 1992. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas no ano de 2010. Fundadora e Coordenadora do Instituto de Homeopatia na Agricultura e Ambiente (IHAMA). Atualmente é Professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo: habilitação Ciências da Natureza, no Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa. Atua como instrutora de cursos de Plantas Medicinais e Terapias naturais desde 1994, e de cursos de extensão/capacitação em Homeopatia na Agroecologia desde 2004. Participação em projetos de pesquisa e extensão em tecnologias sociais da homeopatia. Autora de livros na área de Homeopatia aplicada no cuidado dos sistemas vivos. Coordenadora do curso semi-presencial de Aperfeiçoamento em Educação do Campo, SECADI/MEC, através do Departamento de Educação da UFV.
Irene Cardoso
Graduada em Agronomia (1984), Mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela UFV, e doutora em Ciências Ambientais pela Wageningen University - Holanda. É Professora Associada no Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa. Tem vasta experiência e várias publicações em agronomia, com ênfase em solos, e foco em agricultura familiar, agroecologia, agrofloresta e ecologia. Atualmente é presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (2013-2015).
Jaqueline Cardoso
Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa; tem formação em Dança; e é especialista em Estudos Africanos e Afrobrasileiros pela PUC Minas. É atualmente professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa. Trabalha com questões étnico-raciais (culturas indígenas e afrobrasileiras) em interface com questões de gênero. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero da UFV desde 2010. Membro da Comissão de Educação Quilombola do Fórum de Movimentos Afrobrasileiros de Minas Gerais. Professora de Dança Afrobrasileira. É também treinada em Ioga Integral.
Marcio Gomes
Possui graduação em Gestão de Cooperativas e Mestrado em Extensão Rural, pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência em pesquisa e estudos nas áreas de cadeias produtivas e organização econômica coletiva, e experiência em extensão e assessoria técnica a empreendimentos econômicos coletivos (associações, cooperativas e grupos informais). Trabalha com o desenvolvimento de metodologias participativas em processos educativos junto a grupos de agricultores familiares. Possui experiência no desenvolvimento de técnicas de diagnósticos participativos. Atua principalmente nas seguintes áreas: agroecologia, economia solidária, estudos de cadeias produtivas na agricultura familiar e políticas Ppúblicas de Desenvolvimento Rural. Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo, Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa.
Willer Barbosa
Graduado em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, trabalhando com a cultura indígena Puri, Educação Popular e Sustentabilidade. Professor da Universidade Federal de Viçosa desde 1993. Tem grande experiência no campo da Educação para a Sustentabilidade e geração de conhecimento agroecológico com movimentos sociais, trabalhando principalmente com os seguintes temas: educação popular, práticas educativas, formação de educadores, educação do campo, educação ambiental, arte-educação e educação intercultural. Trabalhou na implementação de Escolas Família Agrícola em Minas Gerais e foi membro do Conselho Nacional de Residência Agrícola. Obteve seu Pós-Doutorado no Laboratório de História Oral e Imagens da Universidade Federal Fluminense. Coordenou o Programa Teia de Extensão Universitária da UFV, e é um dos cocriadores do evento anual "Troca de Saberes" na UFV.